domingo, 16 de setembro de 2012
Biografias: 999.
Com o nome derivado do número de emergência da Bretanha, o 999 foi fundado em Londres por Nick Cash e Guy Days. Cash e Days se conheceram quando Days tocou guitarra em alguns demos do Kilburn and the High-Roads, ex-banda de Cash. No final de 1976, eles anunciaram na Melody Maker que procuravam integrantes para a banda, rejeitando nisso Chrissie Hynde (The Pretenders), Jon Moss (Culture Club) e Tony James (Generation X).
Eles recrutaram Jon Watson como baixista e Pablo LaBritan na bateria, LaBritain tendo brevemente tocado no The Clash. A banda fez seu primeiro show no Northampton Cricket Club em janeiro de 1977, e depois de passar por vários nomes, tornaram-se 999 em maio do mesmo ano.
A banda logo estabeleceu-se como uma força poderosa ao vivo na cena punk de Londres. Com o poder de um single bem-recebido, 999 assinaram contrato com a gravadora United Artists Records na mesma época que os Buzzcocks. I'm Alive tornou-se um favorito nos clubes punk. O seundo single da banda, Nasty Nasty, foi citado quase 20 anos após seu lançamento como um single punk importante.
O album 999, produzido por Andy Arthurs, voi lançado em março de 1978. O album chegou à posição 53 nas paradas de sucesso do Reino Unido. No ano seguinte, a música Emergency foi lançada na coletânea punk 20 of Another Kind. O album ficou na posição 45 no Reino Unido. Anos depois, Emergency foi incluida na lista de melhores músicas punk de todos os tempos da Mojo Magazine.
O segundo album, Separates, foi produzido por Martin Rushent. Alguns disseram que esse foi um dos melhores álbuns punk de todos os tempos. Nos EUA, uma versão do album levemente alterada e re-entitulada High Energy Plan tornou-se o primeiro lançamento da banda em solo americano. Em outubro de 1978, um mês depois do lançamento do album, a banda gravou sua sessão para John Peel na BBC Radio 1. 999 também tocou no Front Row Festival, um evento de três semanas no Hope and Anchor no final de novembro e começo de dezembro de 1977. O festival rendeu um duplo LP que virou hit, incluindo 999, Wilko Johnson, The Only Ones, The Saints, The Stranglers, X-Ray Spex e XTC no disco.
999 fez uma longa turnê pelos EUA, conseguindo que os álbuns The Biggest Prize In Sport e Concrete ficassem ambos entre os top 200 da Billboard. As músicas Homicide e Hollywood eram fequentes nas rádios como KROQ em Los Angeles.
Mesmo com alguns hit singles, a popularidade do 999 no Reino Unido diminuiu. Isso foi temporariamente remediado pelo lançamento de Face To Face em 1985, mas ainda assim a popularidade caiu, fazendo com que a banda se separasse duas vezes nos anos '80. Em 1993, Arturo Bassick substituiu Danny Palmer como baixista da banda depois de sete anos como membro integral e no mesmo ano, eles lançaram o album You Us It!.
A banda continua ativa hoje, tendo lançado 12 álbuns de estúdio, o último desses em 2007, e inúmeras gravações ao vivo. Eles também continuam fazendo turnês pelo mundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário