domingo, 9 de setembro de 2012

Biografias: Phantom Blue.


Phantom Blue é uma banda formada em 1987 na Califórnia por Michelle Meldrum e Nicole Couch. Couch e Meldrum eram aprendizes de Paul Gilbert e Bruce Bouillet do Racer X. Michelle Meldrum tocou com a baterista Linda McDonald em projetos anteriores, assim tornan-do se a terceira integrante da banda. Com a vocalista Gigi Hangach e baixista Debra Armstrong, a banda estava completa, e logo conseguiu contrato com a gravadora Shrapnel Records. Armstrong deixou a banda antes da primeira gravação, sendo substituida por Kim Nielsen-Parsons, uma aprediz de John Alderete, baixista do Racer X e The Mars Volta.

Phantom Blue teve Steve Fontano e Marty Freidman como produtores em seu primeiro album, e Freidman também ajudou Couch e Meldrum com uma das composições no album. A Roadrunner Records foi reponsável pela gravação do vídeo para o single Why Call It Love. Uma turnê européia de sucesso veio logo após a gravação.

Voltando aos Estados Unidos, a banda chamou a atenção do cantor Don Dokken, que as apresentou a Tom Zutaut da Geffen Records. Outras grandes gravadoras procuraram contrato com a banda, notavelmente a Hollywood Records da Disney, mas a banda aceitou contrato com a Geffen. Couch e Meldrum começaram a compôr músicas para seu próximo lançamento, mas Couch deixou a banda antes das gravações e Meldrum tocou todas as partes com guitarra do album Built to Perform. Karen Kreutzer substituiu Couch e a banda embarcou em outra turnê pela Europa, também gravando o vídeo para Time to Run.

A banda eventualmente perdeu o empresário Byron Hontas e seu contrato com a Geffen, tendo como novo empresário Mark Dawson, namorado de Linda McDonald. Michelle Meldrum foi a primeira a sair da banda por diferenças quanto ao rumo musical do grupo e o novo ampresário, seguida por Gigi Hangach. Em 1996, Linda McDonald era a única integrante original ainda na banda, seguindo com o mesmo nome até 2000.

McDonald então formou The Iron Maidens, um tributo ao Iron Maiden, e também toca nas bandas cover Crabby Patty (I'm So Unclear!), Unholy Pink e Valley Dolls. Ela também foi baterista do tributo feminino ao Ozzy Osbourne entitulado The Little Dolls de 2005 a 2010.

A guitarrista Karen Kreutzer aposentou-se e foi morar em West River, agora é casada e tem uma filha.

A baixista Kim Nielsen-Parsons tem sucesso tocando em estúdio, e trabalhando com a produção de turnês e como assistente empresária de artistas. Um de seus trabalhos notáveis fora do Phantom Blue é o album Silent Nation do Asia.

A vocalista Gigi Hangach mora em Las Vegas, Nevada, e é uma ativista dos direitos animais. Na reunião do Phantom Blue em 2009, os críticos a apleudiram e disseram que ela é uma das melhores vocalistas na história do rock e metal.

A guitarrista Nicole Couch vive em New York com seu marido e dois filhos, e trabalha como professora de música.

Debra Armstrong, a baixista original, vive em Sioux City, Iowa com seu marido. Ela deixou a indústria musical logo após sair da banda, e seguiu carreira com modelagem em 3D e engenharia, trabalhando com clientes como Disney, DARPA e outros.

A guitarrista Michelle Meldrum formou a banda Meldrum, que foi em turnê com Black Label Society, Motörhead, Sepultura, Nashville Pussy e Denzig. A banda lançou um DVD ao vivo e dois álbuns, um deles com a presença de Linda McDonald. Infelizmente, no dia 21 de maio de 2008, Michelle Meldrum faleceu de hemorragia cerebral.

No dia 26 de maio de 2009, as integrantes Linda McDonald, Gigi Hangach e Kim Nielsen-Parsons reuniram-se para tocar no show Michelle Meldrum Memorial Concert no Whisky a Go Go em Hollywood, na Califórnia. Tina Wood tomou a posição de Meldrum e Sara Marsh e Courtney Cox do The Iron Maidens substituiram Nicole Couch.

Gigi Hangach e Nicole Couch lançaram o website http://phantomblue.net em honra de Michelle Meldrum.

0 comentários:

Postar um comentário